Nossa Missão

Assegurar serviços educacionais de qualidade, garantindo aos nossos alunos a sua formação, tornando-os cidadãos críticos e participativos.
LUGAR DE TRANSFORMAÇÃO!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ensinar é um sacerdócio!

Antes de mais nada, vamos ao conceito contido no dicionário on line (http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx)
sacerdócio s. m.
1. Conjunto das funções e dignidade do ministro de um culto qualquer.
2. Carreira eclesiástica.
3. Clero.
4. Fig. O que tem um caráter!caráter venerável e quase como sagrado; mister nobre, missão elevada.
Vamos nos ater à definição 4. Pesquisei em outros dicionários e em nenhum dos que consultei diz que sacerdócio é sinônimo de “sacrifício”.
Que a função docente tem um caráter sacerdotal, isso tem! Exercer o sacerdócio da docência não significa que temos que nos impingir ou sermos impingidos a sacrifícios de várias ordens; que temos que nos martirizar ou sermos martirizados por quem quer que seja; que em nome do nobre mister temos que suportar enganações politiqueiras, estudantes com comportamentos delinqüentes e agressivos, coações, omissões, condições insalubres de trabalho. E se duvidar desfio aqui um rosário de verdades, que só mesmo apelando para a divindade.
Exerçamos esse sacerdócio lutando sempre por melhores condições de trabalho, incluindo aí que sejam dados atendimento/acompanhamento aos estudantes que necessitem dessa atenção; com a consciência tranqüila de que estamos fazendo o nosso melhor, e se mais ainda não fazemos é porque as condições não nos são dadas; e com a certeza de que dias melhores virão, dias em que a Educação e os Professores terão sua importância reconhecida e valorizada, inclusive monetariamente.
Saúde e Paz pros meus caros colegas sacerdotes dessa sagrada ( e sacrificada) profissão.
Professora Rita, com muito orgulho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário