Em matéria publicada na Revista Nova Escola nº233 de junho/julho de 2010, pela coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Curriculo, da PUC-SP, Maria Elisabeth Bianconcine de Almaida, encontramos uma reflexão quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) nas escolas como enfeite e sobre a falta de preparo de muitos professores que não estão devidamente capacitados para efetivamente dar sentido ao uso das TIC's nas salas de aula usando estes recursos como instrumentos de auxilio pedagógico. Nesta matéria a autora diz: "Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: Qual foi a contribuição? O que poderia ser feito sem a tecnologia?Se ela não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo".
Como educadora da Rede Municipal de Ensino de Salvador, atuando em uma escola do subúrbio ferroviário de Salvador, acredito que, mais do que saber para que, é saber como e para quem será direcionada a oportunidade de acesso às TIC's e dessa forma contribuir para a "inclusão digital" do cidadão que estamos formando na nossa escola. Sem esqueçer que o processo de ensino está intimamente ligado ao processo de aprendizagem e este efetivamente para ser significativo precisa de meios para ser alcançado. Desta maneira entendo as TIC's como um suporte indispensável e necessário nos dias atuais.
Quer saber mais sobre a matéria acesse o site: www.tvebrasil.com.br/salto/livro.htm).
Como educadora da Rede Municipal de Ensino de Salvador, atuando em uma escola do subúrbio ferroviário de Salvador, acredito que, mais do que saber para que, é saber como e para quem será direcionada a oportunidade de acesso às TIC's e dessa forma contribuir para a "inclusão digital" do cidadão que estamos formando na nossa escola. Sem esqueçer que o processo de ensino está intimamente ligado ao processo de aprendizagem e este efetivamente para ser significativo precisa de meios para ser alcançado. Desta maneira entendo as TIC's como um suporte indispensável e necessário nos dias atuais.
Alba Mendes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário